O Pallet veio para ficar! O Pallet que foi criado para ajudar em logística ganhou outras funções, saiu do meio industrial e entrou na casa das pessoas. Mostrou que o simples e rústico agradam gregos e troianos. Trouxe o poder da transformação e a importância do reaproveitamento para os dias atuais. E para compor este cenário sustentável outros materiais que eram descartados também ganharam destaque nos ambientes, como produtos feitos com Tonéis ou Tambores de ferro, Carreteis de fio e até com Pneus de vários tamanhos, mas estes ficarão para outro post.

Se você deseja ter uma peça de pallet tem algumas opções, pode comprar pronta ou fazer, estilo “faça você mesmo” (DIY- Do It Yourself, em inglês). Pode conseguir a matéria-prima de graça, algumas lojas de materiais de construções, por exemplo, as vezes descartam, porém fique muito atento a qualidade do material (estes costumam ser fracos ou estarem bem gastos) ou pode comprar o pallet cru e fazer os acabamentos, ou seja, lixar, passar anti-cupim, pintar, envernizar… ou se não quer ter trabalho ou não tem tempo pode comprar ele pronto para o uso. O importante é ter consciência que estarás contribuindo para o meio ambiente de qualquer forma.

A Casa com Pallet existe desde 2013, como seus fundadores passaram por todas estas etapas eles sabem bem do que os clientes precisam. Por isso, oferecem todas as opções para o cliente escolher:
– Pallets de madeira = todos os pallets são selecionados a dedo por um especialista, peças de pouco uso, com madeira mais intacta, seguindo os tamanhos padronizados pela Empresa (modelo Euro 120x80x14.5cm), PBR (120X100cm)…
– Pallet cru = é o pallet reaproveitado em sua originalidade, sem ter passado por nenhum acabamento. Ou seja, pode estar com alguma sujeira, ter farpas… este é ideal para uso de estoque, logística… ou de quem quer colocar a mão na massa e fazer os acabamentos.
– Pallet lixado = é importantíssimo este primeiro processo, pois faz uma limpeza na madeira. Na Casa com Pallet usa-se alguns tipos de lixadeiras e uma variação de lixas (gramaturas).
– Pallet com anti-cupim = os Pallets sao feitos de madeiras de reflorestamento, ou seja, Pinus ou Eucalipto, a Casa com Pallet prefere usar os de Pinus que tem uma madeira mais clara. E por ser uma madeira macia é a preferida dos cupins, por isso, mesmo que tenham passado pelo tratamento de Fumigação recomenda-se colocar produto para evitar.
– Pallet pintado = A madeira para ter uma vida útil maior recomenda-se que seja pintada, pode ser de verniz, stain ou tinta colorida. A Casa com Pallet não recomenda uso do branco, pois a madeira pode soltar sua seiva (tipo uma cera natural da madeira) e com isso manchar a peça. Outra dica importante é que caso a peça final fique no tempo (sol, sereno e chuva) ou seja molhada a vida útil da mesma reduz muito. E se tampar com uma lona, por exemplo, pode mofar! #ficaadica

E o que se pode fazer com um Pallet? Vc pode colocar na sala de estar como uma Mesa de Centro, por exemplo, basta colocar rodinhas (rodízios). E com dois Pallets? Pode colocar um ao lado do outro e fazer uma Cama de Solteiro, com ou sem rodízios. Ou um em cima do outro para formar um lindo e aconchegante Sofá de Pallet. E assim por diante!

E com a marcenaria pode-se fazer milhares de peças!! Pode cortar, desmontar, remontar, transformar… basta usar a criatividade! Veja o catálogo de produtos que nestes anos a Casa com Pallet criou, por ano são toneladas e toneladas de materiais que são transformados. ​

A Casa com Pallet cria e executa Projetos, faz Palestras, desenvolve produtos para residências, empresas, lojas, restaurantes e muito mais!

Foto: Loja da Rede Asta feita toda com Pallet da Casa com Pallet.